Uma Agência que tem o tempero certo que faltava para a comunicação do Cliente.
O MARKETING POLÍTICO DIGITAL FOI GRANDE NO PLEITO DE 2018 E VAI SER O DIFERENCIAL EM 2022
A nova forma de fazer política, apresentar propostas, divulgar as atividades, esteve presente arduamente na eleição de 2018 e foi ela quem elegeu o atual Presidente da República Jair Bolsonaro. Muitos o amam, mas muitos o odeiam, mas verdade seja dita ele ganhou a eleição usando basicamente as redes sociais.
As eleições de 2022 serão as mais atribuladas da história do Brasil, devido a grande polaridade política, e o marketing político digital terá papel fundamental para o(a) candidato(a) apresentar às propostas aos eleitores e conquistar os votos para se eleger.
Durante as próximas semanas, vou abordar pontos importantes que todo candidato deve ficar atento, que são: qual o perfil ideal que o eleitor vai buscar nas próximas eleições; qual o tempo ideal para começar a criar a sua imagem política nas redes sociais; quanto tempo isso leva; quais as ferramentas usadas no marketing político digital e finalmente, quais os custos de uma campanha de marketing político digital.
A rejeição a políticos “profissionais” ou os chamados de “carreira” será a maior da história e a consequência, será uma grande renovação da classe política, isso porque, apesar da população ter uma memória curta dos acontecimentos do passado, a mesma não aguenta mais tanto descaso com a população e tantas narrativas que favorece o político “A” ou o político “B”. As “Fake News” estão na mira do STE e quem praticar terá que responder na justiça.
Por isso, esse é o momento para o “político novato” ter o seu espaço e mostrar a população, que é diferente dos atuais políticos e que os cargos públicos podem ser preenchidos por pessoas comuns, com bons princípios e honestidade. É claro, não podemos deixar de falar da necessidade de uma verdadeira reforma política. Reforma política que seja favorável a população. Não ás propostas atuais. Que ampliam a falsa democracia.
Para abrir a coluna de marketing político, vou falar sobre o perfil do candidato(a) em alta no Brasil.
O(A) CANDIDATO(A) COMUM
Devido aos grandes escândalos de corrupção do passado e a atual polarização (esquerda e direita) que hoje vivemos no Brasil, no mundo político as pessoas comuns terão grande aceitação, principalmente aquelas que já tiverem sua imagem atrelada ao ativismo em causas populares como a segurança pública, saúde, combate à pobreza, minorias, defesas dos animais e direitos dos trabalhadores.
A grande novidade é a enorme rejeição aos chamados políticos de carreira, aqueles da “velha política”. Por isso “cidadão”, essa é a sua hora.
O tempo para qualquer candidato é fundamental e para o político que vai fazer marketing digital, é possível trabalhar com muita antecedência, isso porque para divulgar suas ações populares e sociais, você necessariamente não precisa ser político e o que é melhor, não precisa gastar um caminhão de dinheiro.
O Facebook, maior rede social de perfis e o Instagram permitem que os conteúdos sejam inseridos em full time, de forma geograficamente sedimentada e perfilada, dando assim as ações divulgadas, uma grande impressão diretamente no seu público alvo de “aconteceu agora e é importante”. Proporcionando assim, uma divulgação de não só local, mas a nível nacional. Com isso, de uma forma contínua e crescente, você tem a construção da imagem do candidato.
Já o Youtube é uma importante ferramenta de adesão de imagem e ações, utiliza basicamente vídeos. Trata-se do segundo maior canal de busca na internet, e o candidato aparece “ao vivo e a cores” falando diretamente para o seu eleitor.
A busca por informação
Na eleição de 2022 os eleitores irão buscar informações sobre seus candidatos na internet. Todo candidato terá sua vida vasculhada na internet e os resultados de SEO – Search Engine Optimization, que nada mais é do que técnicas usadas para melhorar o seu posicionamento no resultado de busca orgânica nos sites de busca (Google, Bin, Yahoo, etc), devem ser largamente utilizados na construção da reputação do candidato. Então comece agora a sua jornada em busca dos seus eleitores, mas não esqueça de seguir as regras de propaganda eleitoral do TSE, caso contrário você poderá não participar dessa eleição se infringir a Lei Eleitoral.
Na próxima semana vou falar sobre “tempo para o marketing político digital”, ou seja, qual o tempo ideal para começar a construir a imagem do candidato.
Até lá!
NOVOS EMPREENDEDORES NA TORRE DE BABEL DIGITAL
Durante essa pandemia muitas pessoas e empresas tiveram que se adaptar, se reinventar, mudar de negócios, em fim, se não fizesse nada… ia ficar pior ainda. Então, os “novos” empreendedores e empreendedoras começaram a surgir, cheios de sonhos, planos e esperança. Muitos por terem a internet ao seu alcance começaram a colocar a mão na massa e criaram, sites, perfis em redes sociais, fanpages, e-mails marketing… uma verdadeira torre de babel de marketing digital rs.
Eu acredito que muitos conseguiram bons resultados, mas a grande maioria não! Infelizmente. Porque muitos não deram certo? NÃO SEI! Isso porque cada caso é um caso, mas tenho certeza que muitos erraram por falta de planejamento (você precisa se planejar, saber o que vai fazer), foco (o home office distrai muito), determinação (muitos desistem quando se deparam com os primeiros obstáculos), falta de sorte (sim por que não, alguns nascem virado pra lua outros não, por isso precisam trabalhar mais), conhecimento (saber tudo sobre o que você vai vender) e técnica (o marketing digital não é brincadeira).
Nos dias de hoje, fazer marketing digital não é mais uma questão de diferenciação da concorrência. É, na verdade, uma exigência para sobrevivência da empresa, do empreendedor e ser notado em meio a uma multidão digital ávida por informações.
Você empreendedor que não usa corretamente o marketing digital no seu negócio, saiba que está perdendo tempo, vendas e dinheiro. Agora se você quer saber quais as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para empreender e usar essa importante e poderosa ferramenta chamada Marketing Digital, levanta daí, sacode a poeira e se prepara para dar a volta por cima com as dicas que vou te passar.
Na próxima semana vou falar sobre os gatilhos mentais, essa técnica, apesar do nome, não se trata de manipulação ou hipnose. Na verdade esses gatilhos dão aos leads e clientes o que eles querem ou precisam na hora e no lugar certo. É muito interessante.
Até lá!